Go To Market, ou Como Chegar ao Mercado (CCM), é o planejamento da marca para definir quais categorias, produtos e canais devem ser trabalhados de acordo com cada perfil de cliente/consumidor. Consiste no plano de implementação da estratégia e do posicionamento estabelecidos para a empresa/marca para garantir vantagem competitiva.
Para quem é?
Essa ferramenta é comumente utilizada por empresas de bens de consumo e varejo. No entanto, com algumas adaptações, o CMM pode ser implementado em qualquer segmento (indústrias B2B e serviços entre outros ) uma vez que ele permite definir estratégias de comunicação e comercialização de produtos e serviços para o público-alvo.
Macro Etapas
Responder às seguintes perguntas- chaves: - QUEM é exatamente o público-alvo a ser atingido? - QUAL será o mix de produtos oferecido a esse público? - QUANTO iremos cobrar por nossos produtos para os diferentes clientes/canais? - COMO iremos promover nossos produtos? - ONDE iremos promover e vender nossos produtos a fim de atingir nossos públicos-alvo?
Construção de um plano de CMM: - Definir mercado-alvo e identificar oportunidades de mercado - Definir posicionamento - Definir Produto, Canal, Preço e Promoções
Entregáveis
- Plano CMM com uma clara definição de posicionamento de marca ou produto, público-alvo a ser atingido, estratégias de distribuição e de comunicação - Account Plan, ou Plano de Contas. Trata-se de uma ferramenta para a construção de iniciativas de relacionamento com o cliente (CRM). Aqui a empresa apresenta ao cliente quais são os seus objetivos de vendas (mix e volume), propostas de ações de marketing/trade marketing e perspectivas de crescimento