Metodologia que busca o incremento de vendas e de rentabilidade na comercialização de bens de consumo por meio de uma adequação do mix de produtos e da logística de abastecimento, além da otimização do espaço no ponto de venda. O Gerenciamento de Categorias permite obter maior eficiência e lucratividade graças a uma profunda análise de sortimento, norteada pelo entendimento do comportamento do consumidor e pelas variáveis externas (clientes e fornecedores).
Para quem é?
Desenvolvido para empresas de varejo e indústrias que precisem de suporte para focar e potencializar seus resultados por diferentes motivos, desde o lançamento de um novo produto até a melhoria da performance de um grupo de categorias.
Macro Etapas
- Definição da categoria - Definição do papel / Estratégia da categoria - Definição de clusters de sortimento - Análise e revisão do sortimento - Formação de Comitês de Melhoria (CMs) e acompanhamento da geração de resultados
Entregáveis
- Planos de ação estruturados para implementação de um novo plano de sortimento por clusters de lojas - Plano detalhado para a implementação do mesmo em conjunto com os gestores da empresa por meio dos Comitês de Melhoria de Performance