Gestão em Pauta #1: Tributação, turnaround e recuperação judicial
Sejam bem-vindos ao Gestão em Pauta, o boletim mensal da Galeazzi & Associados. Na última segunda-feira de todo mês, você vai receber análises exclusivas, tópicos para ficar de olho e pontos de vista da Galeazzi & Associados sobre o que movimenta o mercado e os negócios para que você incremente seu planejamento e tome decisões melhores a partir de insights e visão dos profissionais da Galeazzi.
Nesta estreia, alguns assuntos seguem na pauta de interesse e que têm impactos diretos nos negócios brasileiros, como a crise que atinge grandes varejistas, a tributação de importados que deve atingir os principais marketplaces asiáticos e os revezes que unicórnios e venture capitals têm encontrado.
Num momento em que a taxa de juros pesa sobre o mercado e impossibilita o crescimento sustentável do e-commerce, o governo parecia firme quanto ao fim da isenção de imposto para remessas internacionais de até US$ 50 realizadas entre pessoas físicas, uma brecha da legislação que pesa na crescente da “concorrência desleal” entre varejistas brasileiros e plataformas asiáticas como Shopee e AliExpress. Essa decisão, no entanto, foi recebida de forma negativa e fez com que Lula pressionasse Fernando Haddad e a equipe econômica, que anunciou o recuo da decisão na terça (18).
Ao mesmo tempo, as últimas semanas foram marcadas pela quebra e pelas demissões de empresas de diversos setores, de grandes varejistas às fintechs. Simultaneamente, diante da maré negativa do venture capital, precisamos refletir sobre casos como o da Facily, startup de social commerce fundada em 2018 e elevada a unicórnio em 2021. Após uma queda de 90% de GMV, analistas projetam que a empresa vire write-off, mais uma constatação de como o crescimento exponencial, porém desorganizado, é o grande telhado de vidro dessas companhias.
Seguimos atentos! Até o próximo mês!