Transporte mais barato para expansão de e-commerce
O segmento de e-commerce movimentou cerca de R$ 170 bilhões em 2022, de acordo com a ABComm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Esse é um mercado extremamente competitivo e que exige dos players constante otimização de processos e gestão ágil. É neste contexto que o maior marketplace da América Latina buscou a Galeazzi & Associados para se manter à frente de seus concorrentes.
O desafio? Na época, nos Estados Unidos, a Amazon implantava a política de entrega de produtos em até 48 horas. No Brasil, no entanto, a Amazon ainda tinha uma baixa penetração e prazos altos. Assim, era fundamental para esse cliente estar preparado para a entrada forte de seu concorrente direto no mercado e com prazos inferiores a 48 horas. Porém, como fazer?
O primeiro problema: os Correios eram responsáveis por 95% das entregas, o que dificilmente asseguraria tais SLAs. O segundo: tirar, do prazo de entrega, a demora do vendedor em postar o produto numa agência dos Correios. O terceiro: absorver o custo da primeira milha, valor este que era feito pelo vendedor (e que, quando fosse agregado à coleta, seria oneroso). Portanto, era necessário reduzir o prazo médio de entrega de 7 dias para menos de 2, incorporando um custo importante na cadeia. Ou seja, como fazer mais rápido e mais barato? E como lidar com dezenas de pequenos e médios transportadores ao invés de monitorar um grande operador?
Focada em possibilitar uma entrega mais rápida e barata para o cliente, a Galeazzi & Associados fez o desenho de como deveria ser a malha de distribuição, localização dos CD’s, malhas de transferências, processos de coleta e entrega, além de mapear inicialmente 75 transportadores que suportariam a primeira fase do projeto. O objetivo era, em 4 anos, realizar mais de 80% das entregas na malha própria com entregas no mesmo dia da compra nas grandes cidades e até 48 horas em todo o Brasil.
Uma vez contratados, treinamos transportadores (para trabalharem com um cliente que buscava a excelência em todos os aspectos) e ensinamos o cliente a trabalhar com pequenos prestadores de serviços. Como resultado final do projeto, a Galeazzi possibilitou à empresa implantação da malha própria, redução do prazo de entrega de 7 dias para menos de 2 dias e redução no custo de entregas no Brasil, passando de R$ 21,10 de média por entrega para menos de R$ 9,00.
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