Gestão em Pauta #7: Como está o seu planejamento para 2024?

Sejam bem-vindos ao Gestão em Pauta, o boletim mensal da Galeazzi & Associados. Na última segunda-feira de cada mês, você recebe análises exclusivas, tópicos para ficar de olho e pontos de vista da Galeazzi & Associados sobre o que movimenta o mercado e os negócios para que você incremente seu planejamento e tome decisões melhores a partir de insights e visão dos nossos profissionais.

Estamos há dois meses de um novo ano e os principais centros de pesquisa começam a apresentar projeções para a economia de 2024, além de tendências em diferentes setores. Em termos globais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) espera que a economia mundial cresça 2,7% no próximo ano, impulsionada pela força norte-americana. Embora a previsão seja positiva, está 0,3% abaixo do esperado até o fim de 2023. Já a inflação, por sua vez, deve permanecer, especialmente diante das movimentações nos mercados energéticos e alimentares. De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), no caso do Brasil, o crescimento da economia deve ser de 2,3%, também uma desaceleração perante este ano.

Em termos de tecnologia, o Instituto Gartner aponta para a alta no uso de inteligência artificial (inclusive generativa), apps inteligentes, tecnologia sustentáveis (na onda do movimento ESG) e nuvens personalizadas. Quando falamos de tendências de consumo, não há volta quanto à digitalização e ao consumidor mais racional, exigente e seletivo quanto à postura das empresas e suas parcerias. Por outro lado, embora o poder de compra siga reduzido por conta da inflação, os clientes devem estar dispostos a investir mais para apoiar a produção e o comércio local.

Já quando o tema é varejo, após um 2023 bastante duro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está otimista para 2024, apostando na confiança da economia brasileira, na redução do endividamento e na oferta de crédito. Outros movimentos como a aprovação de Leis do Bem, da Moda e Sudene, além da reforma tributária e consequentes benefícios fiscais, devem privilegiar o setor do varejo.

Mas por que trouxemos alguns desses highlights para esta newsletter? Pois, como dito no início, estamos há dois meses de 2024 e todas as atenções dos gestores de negócios devem estar voltadas para o planejamento, um dos produtos da Galeazzi & Associados. Mais do que uma formalidade administrativa, reside no planejamento estratégico o caminho para que toda e qualquer companhia possa traçar seus objetivos e metas, além de diagnosticar problemas e identificar riscos e ameaças para o próximo ano diante do cenário macro e microeconômico.

Conforme defende Graham Kenny, principal autor sobre planejamento estratégico da Austrália e escritor recorrente da Harvard Business Review, o planejamento estratégico deveria ser um exercício estratégico. Para ele, essa estratégia consiste na criação de um sistema em que todos os interessados da empresa interagem para criar uma vantagem sustentável para o negócio. "O planeamento estratégico é a forma como a empresa concebe esse sistema, que é muito diferente de um plano de ação operacional, na medida em que nunca é uma lista estática de tarefas, mas evolui constantemente à medida que os decisores estratégicos adquirem mais conhecimentos sobre como o seu sistema de partes interessadas pode criar valor", escreveu ele para a HBR em 2022.

Portanto, mergulhe nas tendências para 2024 e trabalhe seriamente na projeção de cenários e nas metas que sua companhia deve alcançar. Seja diligente. Seja realista. Mas acima de tudo, não planeje no escuro ou a partir de achismos. As informações estão na palma de sua mão. Saiba aproveitá-las. 

Até a próxima!

Topo

Escritório

  • Av. Brigadeiro Faria Lima, 2081 - 10º andar

  • Pinheiros, São Paulo - SP

  • CEP: 01452-001

Contatos

© 2021 Galeazzi & Associados - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade